What is a “wiki”?

Wiki é uma ferramenta editável e colaborativa cujo conteúdo é criado pelos usuários da Web.

Wikis são verdadeiras mídias hipertextuais, com estrutura de navegação não-linear: cada página geralmente contém um grande número de ligações para outras páginas. Uma única página num wiki é referida como uma “única página”, enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente interligadas, chama-se ‘o wiki’.

O termo wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) é utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.

O termo foi introduzido na Internet pela primeira vez por Ward Cunningham, que em 1995 desenvolveu uma ferramenta chamada WikiWikiWeb ou Ward’s Wiki. A origem do termo é Havaiano e significa rápido, logo.

Cunningham usou esse termo havaiano por causa da analogia com a rota “Wiki Wiki” do Aeroporto Internacional de Honolulu. Nessa rota trafegam pequenos ônibus que percorrem entre os terminais do aeroporto.
A idéia principal de Cunningham era criar páginas de sites que pudessem ser editadas facilmente e rapidamente pelos usuários.

Características da Wiki

  • Facilidade para criar e alterar páginas – geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público. O registro de usuários não é obrigatório em todos os wikis.
  • Permite que novos conteúdos sejam adicionados num artigo, anos após a criação do mesmo. Dessa forma, é possível corrigir erros, complementar idéias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade.
  • Promove um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações;
  • As wikis podem ser pessoais, mas normalmente elas são construídas com a finalidade colaborativa,
  • Como a ferramenta wiki oferece uma atmosfera colaborativa entre os seus usuários, os professores de línguas podem utilizá-la com os alunos em projetos on-line.

Duffy, Peter e Bruns, (2006) discutem o uso das Wikis e outros serviços da Web 2.0 na educação. De acordo com eles:

Os professores podem aproveitar o ambiente colaborativo das Wikis e tirar vantagem disso, especialmente no ensino da produção textual. Como os autores propõem, os professores podem avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de escrita e oferecer um retorno para os alunos no decorrer de todo o processo de criação da atividade e não mais no final como acontece nas atividades em sala de aula.

Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.

From:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki

http://web2noensino.blogspot.com/2008/05/o-que-uma-wiki.html

abril 15, 2009. Uncategorized.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback URI

%d blogueiros gostam disto: